Implante dentário: Tudo o que você precisa saber
Está precisando fazer um implante dentário, mas tem medo? Clique aqui e conheça como o procedimento funciona!
Quando falamos de implante dentário, estamos falando de um procedimento que promove a recuperação integral de um dente perdido.
Para fazer o tratamento, o profissional (dentista) instala no tecido ósseo um pequeno cilindro de titânio onde uma prótese, fixa ou móvel, será rosqueada.
Basicamente, o implante dental é como uma "raiz artificial" e pode ser colocado tanto na parte superior (osso maxilar) quanto na parte inferior (osso mandibular).
O material que compõe essa "raiz artificial" é feito de titânio, que é considerado biocompatível, ou seja, não provoca reações adversas permitindo que o implante seja de caráter permanente.
Pelo fato do implante ser fixado ao osso, isso permite que o paciente consiga recuperar todas as funções do dente, gerando melhorias na mastigação, fala, deglutição e até mesmo na mastigação.
Então, para que você possa entender de fato o que é um implante e como ele funciona, preparamos este texto. Acompanhe a leitura até o final e fique por dentro de tudo!
- O que é implante dentário?
- Quando o implante dentário é indicado?
- Benefícios do implante dentário;
- Tipos de implante dentário.

O que é implante dentário?
O procedimento do implante dentário é feito através de um um pino de titânio que é utilizado para substituir a raiz do dente. O pino é fixado ao osso em uma cirurgia e, após a integração óssea, é feita a colocação da prótese definitiva.
A escolha do titânio como material que compõe o pino não é atoa, além da sua resistência, ele também permite que o osso grude no pino de forma permanente. Isso significa que ele é feito de um material que é biocompatível com o nosso organismo, o que elimina o risco de rejeição.
Como o implante dentário é instalado diretamente no osso bucal, permite que a pessoa recupere todas as funções de um dente comum, proporcionando qualidade de vida, naturalidade na mastigação e não afetando a fala do paciente.
Além disso, existem vários tipos de espessura e tamanhos dos implantes, isso garante que as necessidades de todos os clientes sejam atendidas. Esse é um procedimento bastante eficiente e flexível, já que a sua recuperação é bem tranquila, proporcionando muitos benefícios.

Quando é necessário fazer um implante dentário?
Bom, isso vai depender de alguns fatores. Geralmente o que acontece é que o profissional faz uma avaliação das necessidades do paciente, determinando o momento ideal para a colocação do implante.
Geralmente isso acontece quando há perda de um dente. Como por exemplo em casos que o paciente teve fratura ou quebra da raiz, que vai precisar ser extraída, o profissional decide então, fazer a extração e a colocação de um implante dentário.
Por isso é tão importante contar com profissionais qualificados para fazer esse tipo de procedimento, como é o caso dos dentistas e cirurgiões que compõem a equipe da
Clínica Odontológica Vamos Sorrir.
É necessário avaliar as especificidades daquele paciente, fazer exames e em seguida fazer o agendamento do procedimento, que dura cerca de uma hora e é feito sob anestesia local.
No primeiro momento, é colocado um dente provisório, com o avançar da evolução do quadro do paciente e a cicatrização, é colocado o dente definitivo.
Quando o implante dentário é indicado?

Existem algumas situações em que o implante dentário é indicado, como:
Para quem nasceu faltando dentes
Quando uma pessoa nasce com a falta de um ou mais dentes isso é o que chamamos de agenesia dentária. Até mesmo após a troca dos dentes de leite para os permanentes, a ausência pode persistir.
Então, neste caso, uma excelente opção é fazer um implante dentário para facilitar a reabilitação oral dessas pessoas já adultas.
Antes de realizar o procedimento, é importante fazer o exame radiológico para garantir que o dente, de fato, não existe ou avaliar se ele não está incluso na gengiva.
Pessoas que tiveram dentes extraídos
Como antigamente, por falta de conhecimento, a maioria dos casos de dores de dente eram tratados com extração, afinal não se tinha material e tecnologia suficiente para se fazer um diagnóstico mais preciso. Por esse motivo, muitas pessoas perderam os dentes sem que isso fosse realmente necessário.
Como hoje o avanço tecnológico na odontologia permite que esse cenário seja diferente, a extração não é mais necessária em qualquer caso. Então, agora essas pessoas que tiveram os dentes extraídos, podem optar por fazer a reabilitação oral por meio de implante dentário.
Pessoas que perderam o dente por algum motivo
Bom, o implante dentário é indicado em diversas situações como em caso de acidentes de trânsito, quedas ou qualquer outra ocorrência semelhante que tenha causado a perda de um ou mais dentes.
É importante deixar claro, que o implante não deve ser feito apenas como um procedimento estético. Mas sim como um processo cirúrgico indicado para melhorar a
saúde bucal das pessoas e proporcionar melhor qualidade de vida. A estética é apenas uma consequência, um benefício que vem junto com o procedimento.
Quando o implante dentário não é indicado?
Como se trata de um procedimento de reabilitação oral, os casos precisam ser analisados com disciplina e atenção.
Em função disso, é importante verificar se existe algum fator de risco que possa inviabilizar a execução do procedimento.
Entre os casos que precisam de atenção temos:
Crianças que ainda estão em formação óssea
A realização de implantes não é recomendada para crianças que ainda estão em formação óssea.
Isso porque, durante o período de formação, o osso ainda não tem a resistência necessária para receber um procedimento como o implante dentário.
Para que isso não aconteça, é fundamental investigar e avaliar que essa fase de formação já passou, antes de decidir realizar um procedimento como este.
Fumantes
Existem alguns estudos que apontam que o processo de integração óssea é um pouco mais lento fumantes do que em pessoas que não fumam. Mas, em contrapartida, o processo total de cicatrização foi concluído com sucesso ao final do tempo necessário.
Isso significa que o implante dentário não é proibido para pessoas que fumam, mas é preciso a conscientização de que esse hábito contribui com o surgimento de doenças periodontais, o que pode acabar trazendo complicações futuras.
Pessoas que não cuidam da saúde bucal
Esse costuma ser um dos principais motivos pelos quais realizar um implante com sucesso não é possível: a doença periodontal. São inflamações nas gengivas que, em casos mais graves, podem ocasionar a queda dos dentes em função da perda óssea causada pela inflamação.
A principal forma de evitar esse problema é criando bons hábitos de higiene bucal como, escovar os dentes com frequência e usar fio dental, essas são algumas das ações necessárias para prevenir essa doença e permitir a realização de implantes dentários.
Quem faz uso de medicamentos com bifosfonatos
Qualquer pessoa que faça uso de medicamentos com bifosfonatos deve passar por uma avaliação mais criteriosa antes de fazer o implante.
Isso porque, os medicamentos que utilizam esse componente podem causar osteonecrose, ou seja, pequenas rachaduras nos ossos capazes de ocasionar a interrupção do fluxo sanguíneo no osso.
Pessoas com doenças pré-existentes
Por se tratar de um procedimento um pouco invasivo e que requer determinados cuidados, a avaliação prévia é tão importante.
Com ela é possível identificar se o paciente possui alguma doença pré-existente que impeça a realização do procedimento, como é o caso da diabetes descompensada, do câncer, de pessoas que fazem hemodiálise, ou que fizeram cirurgia cardíaca nos últimos 6 meses ou que sofreram infarto ou AVC recentemente.
Benefícios do implante dentário
Como já mencionamos anteriormente, os benefícios do implante dentário vão muito além da questão estética. A seguir você vai ver alguns deles!
Durabilidade
O pino é feito de titânio, isso possibilita a integração óssea, resultando em uma durabilidade do dente implantado extremamente longa. Então, se houver a conservação da peça com a devida higiene bucal, o implante pode durar cerca de 20 anos.
Naturalidade
A forma como o dente implantado é fixado faz com que se pareça com um dente natural. Apesar da estética não ser o fator determinante para optar por um implante, ela contribui para melhorar a autoestima das pessoas.
Conforto
Como estamos falando de um procedimento de excelência, quando o processo de implante é finalizado, a sensação que o paciente tem é a de que o dente implantado é igual ao natural, ou seja, não se movimenta durante o processo de mastigação ou durante a fala, como acontece com as próteses móveis. Isso lhe dá mais conforto e tranquilidade.
Melhorias na mastigação
Cada dente tem papel fundamental e específico na mastigação, por isso a ausência de qualquer um deles interfere neste processo. Dessa forma, uma dentição completa proporciona uma mastigação bem-feita, e isso melhora o processo de digestão.
Outro ponto importante, é que o consumo de alimentos mais duros pode machucar a gengiva e causar inflamações. Por isso, o implante dentário traz melhorias para a mastigação e evita problemas que possam impactar a saúde das pessoas.
Facilita a higienização
Por se tratar de um procedimento fixo, o processo de higienização de um implante dentário é bem mais simples que as próteses removíveis. Entre os cuidados necessários, estão a escovação diária e a limpeza com fio dental, que são os mesmos que os dentes naturais.
Evita problemas com dentes vizinhos
Em situações em que há a perda de um dente, os dentes vizinhos ficam sem apoio e começam a se movimentar.
Os dentes adjacentes começam a se inclinar, enquanto os superiores tendem a descer em direção ao espaço vazio. Toda essa movimentação pode gerar outros problemas, como a exposição da raiz do dente deslocado, o que pode causar sensibilidade.
Além disso, a falta dos dentes pode prejudicar a mordida, pois a movimentação faz com que haja a perda de contato entre os dentes superiores e inferiores. Sem falar que, a ausência de um dente exige mais esforço dos que sobraram, causando uma sobrecarga deles.
Dessa forma, é indicado que a reposição do dente por meio de um implante dentário seja feita o quanto antes, para evitar que os dentes vizinhos sofram mais impactos
Tipos de implante dentário
Existem 5 tipos de implante dentário, são eles:
- Implante unitário:
É aquele feito para repor apenas um dente. Este modelo é utilizado quando é preciso fazer a inserção de um dente entre outros.
- Carga imediata:
É feito de forma semelhante ao unitário. A diferença é que o cirurgião fará a análise para verificar a possibilidade de já colocar uma prótese provisória.
- Implante dois por três:
É indicado para pacientes que precisam repor três dentes vizinhos. São implantados dois pinos de titânio. A prótese é feita com os três dentes unidos, por isso, no dente do meio não é necessário o pino.
- Prótese overdenture:
Neste caso, há a possibilidade de fazer apenas uma prótese e fixá-la com a ajuda de 4 a 8 pinos implantados. Indicado para quem perdeu a maior parte dos dentes.
- Prótese Protocolo Fixo:
É um modelo que também é indicado para pessoas que perderam todos os dentes. Para a sua utilização, é preciso fazer dois implantes na região frontal que permitirão o encaixe e desencaixe da prótese dando mais estabilidade que as dentaduras comuns.
Como saber qual é a melhor clínica para realizar este procedimento?

A Clínica Odontológica Vamos Sorrir oferece conforto e segurança a preços acessíveis, sempre levando em conta a relação custo-benefício e incentivando as pessoas a buscarem qualidade de vida e a saúde bucal é fundamental para isso.
Possuímos uma equipe de profissionais extremamente qualificados e prezamos por materiais de primeira linha, possibilitando um atendimento de qualidade e individualizado para cada paciente.
Neste artigo sobre implante dentário, você aprendeu o que é um implante dentário, quando ele é indicado, seus tipos e benefícios. Além de entender a importância da higiene bucal para vida das pessoas e como os exames prévios são importantes para evitar erros.
Então, na hora de escolher qual é a melhor clínica para realizar seus procedimentos, pense na
Vamos Sorrir, temos uma equipe esperando por você!
Gostou do texto? Então não deixe de acompanhar o
nosso blog e compartilhar com que você acha que também pode se interessar por temas como este!